Coleção Sertão Árabe

O nordeste é fonte inesgotável de cultura e histórias. No passado, muitos povos migraram de outras regiões do planeta para popular nossas terras junto aos que aqui já estavam. Um dos grandes grupos que chegaram ao Nordeste por volta do Século XX foram os Árabes. Através desse projeto, o Designer Rodrigo Fernandes busca investigar mais profundamente a influência dessa cultura no estado do Rio Grande do Norte e mais especificamente no sertão do estado. A relação com o Aboio, com as comidas e músicas sertanejas, as expressões, vestimentas e artes expressas e registradas no tempo, transformando por fim toda essa pesquisa em uma coleção de moda com produtos que reflitam a essência dessa pesquisa. O público terá acesso não só a coleção concebida, mas também a pesquisa histórica e etnográfica que será levantada em parceria com o historiador convidado, sendo assim possível para muitos reconhecerem as origens de suas ancestralidades mais profundas e entender porque o Rio Grande do Norte e os povos  Árabes têm em comum.

Este projeto é parte do Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo n.º 02/2023 do Ministério da Cultura do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretária de Estado da Cultura e fundação José Augusto.

As joias da coleção refletem a essência do projeto Sertão Árabe, estabelecendo uma conexão perfeita entre o Sertão Nordestino e o mundo árabe. Elas são inspiradas nas interações entre as paisagens, a fauna e flora, a cultura e o clima de ambas as regiões, traduzindo essas relações em peças únicas.

Pedras utilizadas: Citrino, Ágata de fogo, Granada, Turquesa, Lápis Lazúli, Unakitas, Turmalina Verde, Madrepérola 

Metais: Prata

Desenho e montagem de joias: Rodrigo Fernandes

Assistente de montagem:Viviane Brito

Ourives: Ateliê Caio Freire